• Imagem cabeçalho site da ASPLAN, logo

17/05/2022 16:05

Oficina do PDI 2023-2027 propõe alternativas para fortalecer Extensão

O fortalecimento de parcerias institucionais e a celebração de convênios para a captação de recursos constitui uma alternativa para a ampliação das atividades de Extensão na UEFS. Estas foram algumas das oportunidades de melhoria diagnosticadas na oficina do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 que discutiu o eixo temático Extensão na manhã de hoje (17) no Auditório Central.

A atividade tem o objetivo de construir o planejamento da UEFS, estabelecendo objetivos e metas em cada eixo estratégico para o próximo quinquênio. A atividade está sendo coordenada pela Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (Asplan).

Na avaliação dos participantes da oficina, a UEFS deve intensificar as parcerias para ampliação das atividades de extensão com instituições governamentais, mas também com o setor privado, ampliando o envolvimento da sociedade. Outra alternativa é um impulso maior aos editais, o que pode viabilizar mais atividades de Extensão, apesar do contexto de restrição de recursos que se enfrenta atualmente.

A pró-reitora de Extensão da UEFS, professora Rita Breda, destacou a transversalidade das diversas temáticas do PDI e destacou que não apenas a Proex realiza atividades de extensão, mas também as diversas unidades da universidade, a exemplo do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e a rede de museus. “A Extensão só acontece se houver articulação entre as diversas áreas”, ressaltou.

Na apresentação das atividades da oficina, o assessor técnico Derneval Lisboa Filho destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento das atividades da UEFS nos próximos cinco anos. “O planejamento é essencial para desenvolver as atividades com qualidade”, afirmou.

As oficinas estão estruturadas em atividades que envolvem a realização de um diagnóstico preliminar participativo, seguido de um diagnóstico situacional, além do estabelecimento de prioridades empregando os critérios do modelo “Básico”, método utilizado em exercícios de priorização.

Participaram da oficina dirigentes, professores, servidores técnicos e estudantes da UEFS. A atividade é aberta ao público e garante certificado aos participantes. A próxima oficina acontece no dia 31 de maio às 8h30 no Auditório Central e tem como eixo temático Relações Institucionais e Internacionalização.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.