Notícias
12/05/2022 17:05
Oficina do PDI 2023-2027 apresenta propostas para Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
A difusão mais ampla do conhecimento produzido na universidade, sobretudo aquele que se relaciona com a pesquisa e com a inovação, constituem desafios para a UEFS nos próximos anos. O diagnóstico foi feito na oficina temática “Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”, que vai subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027.
Dezenas de participantes – entre dirigentes, professores, servidores técnicos e estudantes – engajaram-se na atividade realizada hoje (12), no Auditório Central, sob a coordenação da Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (Asplan).
Na avaliação dos participantes, impulsionar a divulgação do conhecimento produzido na instituição envolve também a adaptação às novas formas de comunicação desenvolvidas nos últimos anos, a exemplo das mídias sociais. O objetivo é fortalecer os laços da UEFS com a sociedade, comunicando sobre suas realizações.
O PDI vem sendo construído de maneira participativa, buscando envolver todos os atores que integram a comunidade acadêmica e também a comunidade externa. Além da realização das oficinas, contribuições estão sendo coletadas por meio da aplicação de um questionário que está aberto aos interessados. O PDI é um instrumento estratégico de planejamento, pois define objetivos e metas da instituição num horizonte de cinco anos.
Na apresentação da oficina, o assessor técnico da Asplan, Derneval Lisboa Filho, ressaltou a importância do planejamento para o aperfeiçoamento do funcionamento da instituição. “Planejando evitamos retrabalho, poupamos tempo e otimizamos a aplicação dos recursos, que são escassos”, esclareceu Derneval Filho.
As oficinas, que estão sendo realizadas no Auditório Central, prosseguirão até o próximo mês de junho. Na terça-feira (17/05) acontece a oficina que discutirá o eixo temático Extensão. O evento é aberto a toda comunidade e acontecerá a partir de 8h30 no Auditório Central.