Notícias
11/05/2022 09:05
Oficina do PDI 2023-2027 discutiu avanços para a Graduação
A discussão sobre as diversas maneiras de aprimorar o ensino da Graduação na UEFS foi destaque na oficina do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, realizada na manhã de ontem (10) no Auditório Central. O evento é coordenado pela Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (Asplan).
Na discussão, ressaltou-se a relevância da UEFS como instituição de educação superior no território, com os participantes apontando caminhos para que a atividade de ensino seja aprimorada no próximo quinquênio.
A oficina foi estruturada com a realização de três atividades, que visaram construir um diagnóstico preliminar, sob uma perspectiva participativa, definir cenários, utilizando-se a metodologia SWOT e, por fim, estabelecer de prioridades com base nos critérios fixados no modelo “Básico”, método empregado em exercícios de priorização.
Na apresentação da metodologia, o assessor técnico da Asplan, Derneval Lisboa Filho, ressaltou a importância do planejamento na definição do futuro da instituição: “Qual a UEFS que queremos? Nisso reside a importância do debate e da construção do PDI”, esclareceu. Ele reforçou também o caráter transversal dos eixos temáticos, que dialogam entre si.
O PDI tem o objetivo de estabelecer a missão, as estratégias de trabalho, as diretrizes pedagógicas e o desenho da estrutura organizacional para a consecução dos objetivos no intervalo de cinco anos, período de vigência do plano. A próxima oficina acontece na quinta-feira (12), também no Auditório Central, com abordando o eixo temático “Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”.